Bolsa de Investigação para Mestre | 4additive

O IPL - INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA abre concurso para a atribuição de uma Bolsa Investigação no âmbito do projeto “4additive - Implementation of Advanced Portuguese Additive Manufacturing Systems on Portuguese industry: systems, tools, software and training (POCI-01-0247-FEDER-021944)”, cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Portugal 2020, através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 18 de fevereiro a 3 de março de 2021.

Requisitos de admissão: Estudantes de doutoramento em Engenharia Mecânica ou áreas afins com grau de mestre ou, mestres em Engenharia Mecânica ou áreas afins inscritos em cursos não conferentes de grau académico.           

Plano de trabalhos: Desenvolvimento do processo de fabrico aditivo à base de metal, em particular SLM: procedimento do processo, materiais e sua monitorização dos riscos do processo. Desenvolvimento de peças e insertos metálicos, principalmente aços, através de tecnologias aditivas e posterior caracterização mecânica, química e de superfície. Reutilização de materiais com vista aos zero desperdícios. Na presente fase, o trabalho está focado no desenvolvimento, organização e participação na implementação de programas de transferência de conhecimento e tecnologia e promoção do empreendedorismo. 

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses, não renovável, com início previsto em março de 2021.

18/02/2021 , Por COMPETE 2020