Bolsa de Investigação para Mestre | Espécies de CO2

O CICECO - Aveiro Institute of Materials, da Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto FCT “Espécies de CO2 formadas à superfície de materiais porosos para aplicações ambientais caracterizadas por RMN de polarização nuclear dinâmica” com a referência PTDC/QUI-QFI/28747/2017 (GAS2MAT-DNPSENS - POCI-01-0145-FEDER-028747), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de outubro a 10 de novembro de 2020.

Requisitos de admissão: Estudantes inscritos em doutoramento ou mestres em Química, Engª química, Bioquímica, biotecnologia (ou áreas afins), inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Os destinatários da bolsa deverão ter obtido uma média geral ponderada igual ou superior a 16 valores e ter experiência comprovada em trabalho de laboratório em pelo menos dois dos seguintes temas: i) caracterização estrutural de sistemas biomoleculares por técnicas de dispersão de neutrões ou técnicas de RMN; ii) preparação/síntese de biomateriais ou materiais bioinspirados; iii) captura de CO2 por técnicas de adsorção.

Plano de trabalhosO candidato terá a oportunidade de colaborar com centros científicos estrangeiros especializados para testar a admissão separada e em simultâneo de vários gases que simulem a composição de gases de combustão, para o estudo dos biomateriais que apresentem melhores potencialidades para a captura seletiva de CO2 em misturas gasosas sob condições próximas das industriais. 

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química, Universidade de Aveiro.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em novembro de 2020, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

28/10/2020 , Por COMPETE 2020