Bolsa de Investigação para Licenciado | AGRONAUT

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto AGRONAUT - Estudo do impacto agronómico da utilização de lamas de depuração através de uma perspetiva de exposição - PTDC/ASP-PLA/29425/2017 - POCI-01-0145-FEDER-029425, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).     

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 21 de junho a 5 de julho de 2021.

Requisitos de admissão: Requisito 1 - Ser estudante inscrito num mestrado ou mestrado integrado na área de Bioengenharia ou Engenharia do Ambiente ou em áreas afins, requisito a ser comprovado no ato da contratação. Requisito 2 - Ser detentor do grau de Licenciatura em Bioengenharia ou Engenharia do Ambiente ou em áreas afins.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver pelo candidato selecionado destina-se a avaliar a utilização de lamas de depuração provenientes de estações de tratamento de águas residuais (ETARs) como fertilizante agrícola e analisar o potencial de migração de poluentes emergentes (almíscares sintéticos e siloxanos) presentes nas mesmas para as culturas e solos. O candidato terá de efetuar análises de amostras de campo (solos, plantas, lixiviados, lamas de depuração), utilizando técnicas de extração, cleanup e pré-concentração (p. ex. QuEChERS, DLLME) com posterior análise por cromatografia gasosa de elevada resolução (GC-MS).

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no LEPABE - Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica da Doutora Vera Homem.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em setembro de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

21/06/2021 , Por COMPETE 2020