Bolsa de Investigação para Mestre | PUREmiRSILs

A Universidade da Beira Inteiror abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto PUREmiRSILs - Suportes modificados com Líquidos Iónicos para a Purificação de pré-miRNAs envolvidos na doença de Alzheimer - (POCI-01-0145-FEDER-029496), com verbas dos gastos gerais desse projeto, cofinanciado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P., a decorrer no Centro de Investigação em Ciências da Saúde, da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI).            

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 23 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021.

Requisitos de admissão- Ser titular do grau académico de mestre nas áreas científicas de Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biomédicas ou áreas afins;

- Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou inscrito num curso não conferente de grau académico;

- Ter experiência em manipulação de RNA, construção de vetores, estudos de transfeção celular e avaliação de silenciamento génico.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá desenvolver trabalho experimental tendo em vista a avaliação da ação celular de diferentes pré-miRNAs, nomeadamente no silenciamento pós-transcricional de alvos associados à doença de Alzheimer. As tarefas podem incluir:

1) Construção de vetores que codificam pré-miRNAs; 2) Produção recombinante de pré-miRNAs; 3) Produção de pré-miRNAs por transcrição in vitro; 4) Extração, Purificação e Encapsulação de pré-miRNAs; 5) Ensaios de transfeção celular; 6) Avaliação da expressão génica de diferentes alvos relacionados com a doença de Alzheimer.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em fevereiro de 2020. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RGIUBI.

23/01/2021 , Por COMPETE 2020