Bolsa de Investigação para Mestre | PorphSol

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto “Porfirinóides feitos à medida para dispositivos emergentes, altamente eficientes, de energia solar, PORPHSOL - POCI-01-0145-FEDER-030357 financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) – e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais PIDDAC).                   

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 15 a 29 de janeiro de 2021.

Requisitos de admissão: Mestre em Química, Bioquímica, Biotecnologia ou áreas afins preferencialmente com média igual ou superior a 14 (catorze) valores e inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Alternativamente ser estudante inscrito num doutoramento na área da Química ou Química Sustentável.

Plano de trabalhos: Pretende-se no âmbito desta bolsa efetuar a síntese, funcionalização e caracterização estrutural de porfirinóides com características adequadas para serem utilizados como  absorvedores de luz para células solares sensibilizadas com corante (DSC – dye sensitised solar cell). O bolseiro deverá ainda participar em reuniões, atividades de extensão e disseminação do conhecimento, e colaboração na preparação de relatórios de progresso para a entidade financiadora.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação Laboratório Associado para a Química Verde – Rede de Química e Tecnologia (LAQV–REQUIMTE), no Departamento de Química da Universidade de Aveiro.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 5 meses e 21 dias, com início previsto a 1 de Março de 2021, eventualmente renovável, mas não ultrapassando o limite do prazo de execução do projeto FCT.

15/01/2021 , Por COMPETE 2020