Bolsa de Investigação para Licenciado | TAMAZ3D

A Universidade de Aveiro - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado, no âmbito do projeto “TAMAZ3D – Desenvolvimento de uma Ferramenta de Suporte à decisão para Manufaturação Aditiva de Estruturas 3-D de Alumina-Zircónia”, (POCI – 01 – 0145 – FEDER – 030493), com o apoio financeiro proveniente de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do Acordo de Parceria POCI 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 1 a 15 de abril de 2021.

Requisitos de admissão: O candidato deverá ter Licenciatura em Probabilidades e Estatística, Matemática Aplicada, Matemática, Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica ou área afim.            

Plano de trabalhos: Este trabalho irá contribuir para a afinação do processo de fabrico de cerâmicos técnicos à base de Alumina (A) e Zircónia (Z), através da análise e da modelação estatística de dados de mais de 1 000 experiências laboratoriais, nas quais se fez o mapeamento entre os parâmetros de fabrico (entradas: processo de fabrico, % de A, temperatura e tempo de sinterização, etc) e as propriedades finais do cerâmico técnico (saídas: densidade relativa, resistência à flexão, tenacidade à fratura, etc). Neste trabalho, serão explorados vários algoritmos de aprendizagem automática (supervisionada e não-supervisionada) para a identificação de grupos de processos de fabrico e condições experimentais iniciais que conduzam a propriedades finais previamente especificadas.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Engenharia Electrónica e Informática de Aveiro (IEETA) da Universidade de Aveiro.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Maio de 2021, podendo ser renovável por igual período.

01/04/2021 , Por COMPETE 2020