Bolsa de Investigação para Mestre | Non-invasive ocular insert for drug delivery – In Eye

A Universidade da Beira Inteiror abre concurso para atribuição de uma Bolsa de investigação para Mestre, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado Non-invasive ocular insert for drug delivery – In Eye (POCI-01-0145-FEDER-031462), co-financiado na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e na sua componente nacional pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P..

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 23 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021.

Requisitos de admissão- Ser titular do grau académico de Mestre em Ciências Biomédicas, ou em área afim;

- Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor ou inscrito num curso não conferente de grau académico;

- Possuir experiência comprovada nas áreas de síntese e caracterização de biomateriais, mais especificamente na aplicação biomédica de sistemas de entrega de moléculas bioactivas. Será dada preferência a candidatos com experiência comprovada em diferentes técnicas de análise química e física, nomeadamente em análise DLS, técnicas espectrofotométricas (IR, FTIR, NMR, UV, etc.) e técnicas de análise morfológica de materiais (microscopia, densidade, porosidade, viscosidade etc);

- Possuir pelo menos uma publicação científica como primeiro autor no último ano, na área do projeto In Eye, em revista internacional indexada ao scopus e/ou Isi Web of knowledge.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá desenvolver trabalho experimental tendo em vista a avaliação da ação celular de diferentes pré-miRNAs, nomeadamente no silenciamento pós-transcricional de alvos associados à doença de Alzheimer. As tarefas podem incluir:

1) Construção de vetores que codificam pré-miRNAs; 2) Produção recombinante de pré-miRNAs; 3) Produção de pré-miRNAs por transcrição in vitro; 4) Extração, Purificação e Encapsulação de pré-miRNAs; 5) Ensaios de transfeção celular; 6) Avaliação da expressão génica de diferentes alvos relacionados com a doença de Alzheimer.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), em colaboração com o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (CIEPQPF).

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em março de 2021. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RGIUBI. Caso o projeto seja prorrogado, o contrato de bolsa poderá ser renovado por um período adicional de até 9 meses adicionais, não podendo exceder a duração máxima de 12 meses.

23/01/2021 , Por COMPETE 2020