Bolsa de Investigação para Mestre | MORPHING.TECH

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D MORPHING.TECH (POCI-01-0247-FEDER-033408), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização nos termos do Aviso 03/SI/2017 do Portugal 2020, de acordo com o Sistema de Incentivos às Empresas (SI).

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 22 de março a 5 de abril de 2021.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Matemática, Engenharia Física, Engenharia Biomédica ou similar com comprovativo de inscrição em curso de doutoramento no momento da candidatura.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento do sistema de controlo da forma de uma superfície em altura. A superfície será constituída por um conjunto discreto de cilindros cujas alturas poderão ser modificadas por meio de um sistema de atuação elétrico, pneumático ou hidráulico. Os cilindros estarão distribuídos espacialmente segundo uma matriz, cujas coordenadas podem, por exemplo, ser especificadas pelas coordenadas x e y. O objetivo será o de modificar a forma da superfície de acordo com uma especificação pré-definida. A variação da altura dos cilindros (segundo a coordenada z) permitirá ajustar a forma da superfície. Para controlar a altura de cada um dos cilindros, e portanto a forma da superfície correspondente, usar-se-á “visual servoing”, ou seja o controlo visual do movimento e forma, também designado por servo-controlo visual. Para implementar esse servo-controlo usar-se-á diretamente a informação na imagem (o valor do erro é calculado na imagem) ou usando informação no espaço 3D.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 4 Meses (não podendo ir para além da data de término prevista do projeto: 31-08-2021).

22/03/2021 , Por COMPETE 2020