Bolsa de Investigação para Mestre | BagaConValor

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto "BagaConValor - Criação de valor no processo tecnológico de produção de sumo concentrado de baga de sabugueiro", POCI-01-0247-FEDER-033558, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), no âmbito do Portugal 2020.          

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 16 a 29 de abril de 2021.

Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o grau de mestre em Química/Química Alimentar/Bioquímica/Biotecnologia ou áreas afins e encontrar-se a frequentar um programa doutoral nas áreas científicas referidas ou inscrito em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da Universidade de Aveiro e/ou desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de investigação. Será dada preferência a candidatos com experiência de trabalho na caracterização química e bioquímica de produtos agroalimentares, nomeadamente sumos e fruta, assim como conhecimentos nas seguintes áreas: Química de polissacarídeos, Química de alimentos, Técnicas cromatográficas, Composição volátil caracterização de polissacarídeos.

Plano de trabalhos: O plano de trabalho visa a valorização dos subprodutos obtidos durante a produção de sumo concentrado de sabugueiro. Criação de valor no processo tecnológico de produção de sumo concentrado de baga de sabugueiro. Assim, será objetivo a execução de tarefas relacionadas com o melhoramento da rentabilidade da produção de sumo e conservação através do aumento do teor de açúcar do sumo concentrado a partir da liquefação enzimática total ou parcial dos subprodutos. O plano de trabalho inclui ainda a divulgação científica e técnicas relacionadas com as tarefas desenvolvidas.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (LAQV-REQUIMTE).

Duração da bolsa: A bolsa terá início previsto em 1 de maio de 2021, tendo a duração de 3 meses podendo ser renovável caso exista prorrogação do projeto.

01/04/2021 , Por COMPETE 2020