Bolsa de Investigação para Mestre | CARAVELA – “Desenvolvimento e demonstração de building blocks para microlançadores”

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto CARAVELA – “Desenvolvimento e demonstração de building blocks para microlançadores” (POCI-01-0247-FEDER-039796), no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Programa Operacional Regional de Lisboa, FEDER e Portugal 2020 – Projetos de I&D em Copromoção.         

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 7 a 20 de janeiro de 2021.

Requisitos de admissãoFormação Académica: Mestre em Engenharia Mecânica ou Engenharia Física. Factores Preferenciais:Conhecimentos de software de modelação geométrica, MEF e impressão 3D;Conhecimentos em Ensaios Não Destrutivos;Conhecimentos em Tecnologia Mecânica / processos de fabrico;Experiência em laboratório e/ou oficina e/ou desenvolvimento de protótipos funcionais;Experiência em publicações científicas;Bom domínio das Línguas Portuguesa e Inglesa.

Plano de trabalhos: Os trabalhos visam realizar a investigação para um subsistema de orientação do difusor do motor líquido, nomeadamente análise computacional das forças geradas e respetivo par acção-reacção gerado pelo escoamento no difusor. Serão realizados estudos preliminares sobre diferentes possibilidades de accionamento, incluindo as fontes de energia. Serão estudados diferentes materiais e processos de fabrico, nomeadamente, fabrico aditivo (ex. WAAM), bem como diferentes formas de avaliação da integridade estrutural durante e após o fabrico, com diferentes técnicas de Ensaios Não Destrutivos. Está previsto também a disseminação de resultados, nomeadamente através de publicações científicas.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido nas Instalações do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Telmo G. Santos. Algumas tarefas pontuais poderão ser realizadas nas instalações dos copromotores do projeto, nomeadamente na empresa Omnidea.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, com início previsto em Janeiro de 2021. O contrato de bolsa poderá ser renovado dentro da vigência do projecto.

07/01/2021 , Por COMPETE 2020