Bolsa de Investigação para Mestre | ShellMould

A Universidade de Coimbra abre concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto ShellMould - um novo conceito de molde integrador para maximizar a produção de embalagens de vidro - afirmação no mercado internacional, referência POCI-01-0247-FEDER-039913.                    

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 17 de fevereiro a 2 de março de 2021.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Mecânica, área de especialização em Energia e Ambiente, a frequentar um curso de Doutoramento numa instituição de ensino superior portuguesa ou um curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior.

Plano de trabalhosOs trabalhos de investigação a desenvolver implicam a intervenção do bolseiro para a execução da Atividade n.º 3 do projeto ShellMould, direcionada para o estudo e a otimização do comportamento térmico de moldes de fabrico de embalagens de vidro. O objetivo principal desta atividade do projeto é o estudo experimental do desempenho de novas estratégias de arrefecimento entre casca e maciço, comparativamente ao do molde atual. O plano de trabalhos consiste, essencialmente, em: a) construção de instalação piloto para avaliação de geometrias alhetadas que promovam as trocas de calor por convecção no espaço maciço-casca; b) avaliação das escalas espaciais e temporais relevantes para a otimização da configuração geométrica das alhetas; c) seleção fundamentada de configurações ótimas para validação experimental; d) visualização e caracterização do escoamento das configurações selecionadas e aplicadas na instalação piloto.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica – FCTUC.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses.

17/02/2021 , Por COMPETE 2020