Bolsa de Investigação para Mestre | BIOPAINT

O Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D BIOPAINT - POCI-01-0247-FEDER-072629, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), do Portugal 2020, nas seguintes condições:                 

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 3 a 14 de maio de 2021.

Requisitos de admissão: Mestres com experiência em química-física de coloides, concretamente, em sistemas complexos de polímero e tensioativos, agregação de tensioativos e formulações que se encontrem inscritos no doutoramento em Química, ciências farmacêuticas, bioquímica ou afins.

Plano de trabalhos:  i) Emulsificação dos novos poliuretanos com biotensioativos de elevada eficiência e baixo impacto ambiental. Estudo de eficiência na emulsificação. Influencia da arquitetura de tensioativos.

ii) Melhoramento das propriedades reológicas das tintas para redução de fenómenos de creaming e separação de fase observados em tintas, a longo prazo. Influencia de polímeros espessantes na tixotropia, viscosidade, yield stress.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses.

03/05/2021 , Por COMPETE 2020