Bolsa de Investigação para Mestre | neXt Sense

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia eletrônica, no âmbito do projeto  neXt Sense : Safety Connected and Automated Vehicles, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 30 de junho 2022.

Requisitos de admissão: A vaga em aberto destina-se a candidatos titulares do grau de mestre que, à data da sua contratação, comprovem a sua inscrição num dos seguintes cursos:

- Doutoramento (na área ou área relacionada à solicitação no edital);

- Mestrado/Mestrado Integrado (outro mestrado na área ou área afim à solicitada no edital);

- Curso de licenciatura não conferido, integrado no projeto educativo da instituição, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D (ex: pós-graduação, estudos avançados, formação especializada).

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual está aberta a bolsa de investigação. A obrigatoriedade de inscrição em curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico será verificada na data da contratação da bolsa;

- Só serão contratadas bolsas de investigação cujos candidatos selecionados apresentem um comprovativo válido de inscrição num curso de licenciatura ou curso de licenciatura não académico, consoante o tipo de bolsas de investigação, emitidos pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, , o ano letivo ou sua duração (estrela e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de matrícula.

Perfil dos candidatos: os candidatos devem possuir, à data da candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Electrónica Industrial e Informática, ou áreas afins.

Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados em "embedded systems".

Plano de trabalhosO plano de trabalho está inserido no Subprograma 2 - “Confiabilidade e segurança em sensores automóveis”, Actividade 7 e 8 no perfil “Msc Electrotecnia/Eletrónica/Telecomunicações #2”, que corresponde ao período inicial estabelecido para a bolsa de investigação, para ser adicionados em eventuais renovações, em documento específico (plano de trabalho).

O plano de trabalho engloba as tarefas relacionadas à aquisição de conhecimento crítico necessário para desenvolver recursos de segurança acelerados por hardware (criptografia baseada em rede) para sistemas de sensores automotivos. Também estão previstas tarefas de vigilância tecnológica.

O plano de trabalho inclui ainda a especificação técnica dos mecanismos/tecnologias para a comprovação do conceito de acelerador de hardware de segurança.

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é adequado para a realização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese de doutoramento.

Local de TrabalhoO plano de trabalho será realizado no Centro de Algoritmi da Universidade do Minho, localizado no Campus Azurém sob a orientação científica do Doutor Jorge Miguel Nunes dos Santos Cabral, Professor Associado do Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsaA bolsa decorrerá por um período de 6 meses, com início provisório em julho de 2022. O contrato de bolsa de investigação poderá ser eventualmente renovável por períodos adicionais até:

- 1 ano: mestrados inscritos em disciplinas não conferentes que não conferem grau académico (a duração total da bolsa de investigação não pode ultrapassar um período acumulado de 2 anos, consecutivos ou interpolados; um bolseiro não pode acumular mais de 2 anos nesta tipologia de bolsas de pesquisa;

- 2 anos: alunos de mestrado;

- 4 anos: estudantes de doutoramento.

 

14/06/2022 , Por COMPETE 2020