Bolsa de Investigação para Licenciado | PAM4WELLNESS

A Universidade da Beira Interior abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em  Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biomédicas ou áreas afins, no âmbito do projeto PAM4WELLNESS, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 3 a 17 de agosto 2022.

Requisitos de admissão: Requisitos para admissão e contratação:

- Licenciatura em Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biomédicas ou áreas afins;

- Reúnam as condições para estarem inscritos num ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ciências da Saúde, ou inscritos num curso avançado não conferente de grau académico;

Para o contrato de bolsa é exigido o comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre ou comprovativo de inscrição em curso de licenciatura não académica.

O BI atribuído aos licenciados que se encontrem matriculados em cursos que não conferem grau académico só pode ser concedido pelo período máximo de um ano.

O BI atribuído aos licenciados que se encontrem matriculados em cursos que não conferem grau académico só pode ser atribuído a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de dois anos neste tipo de bolsa de pesquisa, seguida ou interpolada.

Requisitos Específicos - Conhecimento de plantas medicinais e extratos vegetais e sua utilização como ingredientes ou produtos cosméticos; - Capacidade de redigir documentos em português.

Plano de trabalhosO principal objetivo do projeto é aprimorar o conhecimento técnico-científico na área de plantas aromáticas e medicinais (PAM), em entidades empresariais e de P&D, por meio de processos de transferência ágeis e eficazes para empresas, visando a valorização econômica e comercial do valor do PAM cadeia - saúde e bem-estar.

O bolseiro será o ponto de contacto entre as partes do projeto, será responsável pelo desenvolvimento técnico-científico do projeto e dedicar-se-á à integração de várias subtarefas relacionadas com a tarefa A1 do projeto intitulada “Elaboração de Estudos , Pesquisa e Diagnóstico diretamente relacionados ao desenvolvimento do projeto”. Em particular, o bolseiro estará envolvido na pesquisa de informação científica e na compilação da informação em dossiês técnicos para cada espécie de PAM. Paralelamente, o bolseiro desenvolverá também um trabalho laboratorial sobre a caracterização fitoquímica de extratos de tomilho-limão para determinar a variabilidade interprodutor e inter-região no âmbito da validação de um protótipo e selo de qualidade de tomilho-limão.

O plano de trabalho da bolsa compreende várias tarefas para responder aos objetivos estratégicos definidos para este projeto, nomeadamente, a valorização do conhecimento técnico-científico desenvolvido na área do PAM, numa perspetiva de valorização económica e comercial da sua cadeia de valor no âmbito de aplicação específica na área da saúde e bem-estar, bem como a valorização de externalidades positivas noutros setores como o turismo, sempre considerando o princípio da sustentabilidade do setor e das suas aplicações. Nesta atividade, serão construídos procedimentos operacionais para a qualificação de plantas e seus extratos mais relevantes como ingrediente cosmético, bem como fichas técnicas e de segurança para suporte regulatório das espécies selecionadas. Como parte da validação do protótipo e selo de qualidade, será realizado um exaustivo trabalho laboratorial para extração do óleo essencial e sua caracterização química e bioativa em amostras de tomilho-limão de diferentes regiões e/ou produtores.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido nas instalações do CICS-UBI; Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, sob a orientação científica da Professora Ana Palmeira de Oliveira e da Professora Ana Paula Duarte.

Duração da bolsaA bolsa tem início previsto em setembro de 2022, com duração de 7 meses, com término previsto para 31 de março de 2023. A atividade encontra-se em regime de dedicação exclusiva de acordo com a RBIUBI. A bolsa pode ser renovada, com parecer favorável do orientador, por um período total de 16 meses, desde que a entidade financiadora autorize a prorrogação do prazo final do projeto.

03/08/2022 , Por COMPETE 2020