Bolsa de Investigação para Mestre | PAM4WELLNESS

O Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em   Engenharia Informática ou áreas afins, no âmbito do projeto PAM4WELLNESS, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15  a 28 de setembro 2022.

Requisitos de admissão

- Mestrado na área científica de Engenharia Informática ou áreas afins;

- Preencher as condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Engenharia Informática, ou estar inscrito num curso avançado que não confira grau académico.

Para o contrato de bolsa é exigido o comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou comprovativo de inscrição em curso avançado que não confira grau académico.

A BI atribuído a mestres inscritos em disciplinas que não conferem grau académico só pode ser atribuído pelo período máximo de um ano.

O BI atribuído a mestres que se encontrem matriculados em cursos que não conferem grau académico só pode ser atribuído a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de dois anos neste tipo de bolsa de pesquisa, seguida ou interpolada.

Requisitos Específicos Ter bons conhecimentos e experiência comprovada no âmbito do desenvolvimento de aplicações web de apoio à computação em nuvem, demonstrando esse conhecimento através da aprovação académica de unidades curriculares afins, cumulativamente, comprovando também experiência em trabalhos já realizados no âmbito da investigação e desenvolvimento;

Pode expressar se em português e/ou inglês a um nível muito alto (nível mínimo C2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, em ambas as línguas).

Plano de trabalhosRevisão do estado da arte – 1º e 2º mês;

Conceituação de uma nova metodologia inteligente e não supervisionada para conceituação, investigação e desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de suporte à computação em nuvem – 3º, 4º e 5º mês;

Desenvolvimento experimental – 5º, 6º e 7º;

Implementação da prova de conceito – 8º e 9º mês;

Exploração e divulgação – toda a duração da bolsa de investigação.

Objetivos: O objetivo principal é a valorização do conhecimento técnico-científico das plantas aromáticas e medicinais (PAM), através de projetos de transferência de conhecimento e operação para empresas, para a valorização econômica e comercial da cadeia de valor do PAM - área de saúde e bem-estar.

O bolseiro será atribuído à Actividade: 3- Desenvolvimento de plataforma através de novas tecnologias, nomeadamente na conceptualização, investigação e desenvolvimento da plataforma colaborativa de apoio à computação em nuvem. Propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa em suporte à computação em nuvem para o projeto PAM4WELNESS, que utiliza tecnologias de ponta.

O design atraente, moderno e responsivo permite que a plataforma se adapte aos dispositivos móveis, promovendo usabilidade adequada ao tamanho e formato desses dispositivos. Adicionalmente, a conceituação desta plataforma considera investigação e desenvolvimento em novas metodologias de segurança. Aborda a análise de dados no contexto de big data.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Doutor Sebastião Pais.

Duração da bolsaA bolsa tem início previsto em outubro de 2022, com duração de 9 meses, até o final do projeto (30 de junho de 2023).

A atividade encontra-se em regime de dedicação exclusiva de acordo com a RBIUBI.

A bolsa pode ser renovada, com parecer favorável do orientador, por um período total de 16 meses, desde que a entidade financiadora autorize a prorrogação do prazo final do projeto.

15/09/2022 , Por COMPETE 2020