Bolsa de Investigação para Licenciado | EMSO-PT

O Instituto Superior Técnico abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Mecânica, no âmbito do projeto EMSO-PT: Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água - Portugal, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Estar matriculado em mestrado integrado ou mestrado. É dada preferência a candidatos com experiência avançada em projetos CAD, experiência com software de simulação CFD e conclusão de pelo menos um curso de Sistemas e Controlo ou similar.

Plano de trabalhosNo âmbito do projeto EMSO-PT, o IST irá operacionalizar a utilização de dois veículos subaquáticos autónomos da classe SLOCUM (Gliders) que serão testados em condições controladas, visando cenários de operação relacionados com estudos de coluna de água e recuperação de dados de observatórios subaquáticos. Para o efeito, o trabalho a realizar incide sobre o projeto estrutural e funcional das viaturas de superfície do IST das classes MEDUSA e DELFIM e envolve a introdução de modificações que permitam a utilização destas viaturas como embarcações de apoio à operação dos planadores da classe SLOCUM.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico, sob orientação científica de Rita Cunha.

Duração da bolsaA bolsa de investigação terá a duração de 6 meses. Espera-se que comece em fevereiro de 2023 e possa ser eventualmente renovado.

20/01/2023 , Por COMPETE 2020