Bolsa de Investigação para Mestre | EMSO-PT

Instituto de Ciências da Terra - Universidade de Évora abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto EMSO-PT - Obervatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água - Portugal, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 19 a 30 de outubro de 2020.

Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir um curso de 2º ciclo numa das seguintes áreas científicas: Geofísica, Geologia, Física, Engenharia.

São fatores preferenciais conhecimentos em Geofísica e experiência na utilização de ferramentas computacionais, designadamente, para análise e processamento de sinal sísmico em contextos de análise da fonte ou da estrutura como a tomografia sísmica; utilização de bases de dados geográficas.

Plano de trabalhosO bolseiro deverá trabalhar no âmbito do projeto EMSO-PT, participando na gestão e controlo de qualidade dos dados sísmicos produzidos pelas estações das redes sismográficas associadas ao projeto, bem como nos estudos preliminares produzidos com dados dessas estações, nomeadamente estudos de sismicidade e afinação dos modelos de velocidade. O seu trabalho decorrerá em íntima colaboração com toda a equipa do projeto que analisa os mecanismos de fonte da região alvo e desenvolve os protocolos do protótipo de alarme precoce.

Plano das Atividades:

A1. Gestão e controlo de qualidade de dados sísmicos armazenados em bases de dados organizadas segundo o protocolo Seiscomp.

A2. Estabelecimento e implementação de protocolos e rotinas automáticas de controlo de qualidade disseminação dos dados em rede;

A4. Colaboração em estudos de sismicidade, modelos de velocidade e fonte sísmica incluindo os dados da rede;

A5. Participação na elaboração de relatórios de progresso, publicação de artigos e atividades de divulgação do projeto.

Local de TrabalhoOs trabalhos serão desenvolvidos no Instituto de Ciências da Terra - Universidade de Évora.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de seis meses, com início previsto em novembro de 2020 e com possível renovação ate´ ao final do projeto.

19/10/2020 , Por COMPETE 2020