Bolsa de Investigação para Doutor | Small scale triple effect solar desalination system

O INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial abre concurso para a contratação de Investigador Doutorado na área da Engenharia Mecânica | sub-área: Tecnologias de Energia Renovável ao abrigo do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, e com as alterações introduzidas pela lei 57/2017, de 19 de julho e Decreto Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de dezembro e do Código do trabalho, aprovado Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro e vigor.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 13 de outubro a 23 de novembro de 2020.

Requisitos de admissão: Os candidatos podem ser doutorados nacionais, estrangeiros e apátridas com os seguintes critérios de preferências: - Doutoramento em Engenharia Mecânica ou áreas afins; - Prévia experiência e bom conhecimento na área de transferência de calor e mecânica de fluidos; - Bom nível de conhecimento de tecnologias de permutadores de calor; - Prévia experiência em realização de trabalhos experimentais e analisar dados respetivos; - Bom registo de publicações científicas e participação em projetos de investigação; - Boa capacidade de análise crítica; - Excelente capacidade de comunicação; - Excelente capacidade de realizar trabalho independente; - Línguas Portuguesa e Inglesa: Prioridade elevada, nível muito bom (falado e escrito) 8. avaliação científica e curricular da carreira centrar-se-á na relevância e qualidade: I. da produção científica nos últimos cinco anos, considerada mais relevante; II. das atividades de pesquisa e participação em projetos de investigação, em termos de ciências fundamentais ou aplicadas, desenvolvidas nos últimos cinco anos, consideradas de alto impacto pelo candidato; III. da transferência de conhecimento e atividades de divulgação desenvolvidos nos últimos cinco anos, considerados mais relevantes.

Plano de trabalhosO trabalho proposto visa desenvolver uma unidade de dessalinização de pequena escala, compacta e robusta, acionada por energia solar, utilizando um ejetor de geometria variável e o correspondente sistema de controlo. O candidato/a selecionado/a irá executar as várias tarefas do trabalho numa equipa de investigadores de referência ao nível nacional. A unidade será composta por dois subsistemas: o campo de coletores solares térmicos e o subsistema TVC. O campo solar deverá ser compacto e conduzir a temperaturas de trabalho do fluido entre 120 e 180ºC. Outros componentes deste subsistema incluirão ligações hidráulicas, bomba de circulação e uma pequena unidade de armazenamento de energia. O subsistema TVC de baixa manutenção será composto por um ejetor de geometria variável, condensador, evaporador, unidade de pré-tratamento, sistema de armazenamento dos produtos de dessalinização, bombas e dispositivos de instrumentação e controlo. O trabalho ira envolver validação de modelos matemáticos, dimensionamento e construção de um protótipo, realização de experiências e analisar dados.

Local de Trabalho INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial - Porto.

Duração da bolsaA bolsa durará apenas pelo período de execução necessário ao plano de trabalhos com duração máxima até fim do projeto.

13/10/2020 , Por COMPETE 2020