Bolsa de Investigação para Mestre | VOCAdvanced

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto “VOCAdvanced - Tratamento Simultâneo de Efluentes Gasosos e Líquidos Contendo Compostos Orgânicos Voláteis por Processos Oxidativos Avançados” - POCI-01-0145-FEDER-029642 - PTDC/EAM-AMB/29642/2017, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).                       

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de janeiro de 2021.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:

- Estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

- Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Química ou áreas afins. Será dada preferência a candidatos com experiência comprovada em áreas afins ao plano de trabalhos – tratamentos de águas residuais e/ou emissões gasosas. Os candidatos devem ter boa capacidade de comunicação escrita e oral em Inglês.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de soluções de tratamento de efluentes líquidos e gasosos. O trabalho a desenvolver pelo candidato selecionado envolverá, entre outros, a caracterização físico-química das correntes líquidas (em termos de CQO, CBO, TOC, pH, entre outras) e gasosas (COV, CO, CO2, entre outras) e otimização do tratamento dos referidos efluentes por processos oxidativos avançados homogéneos e/ou heterogéneos.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação LEPABE, Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com Início previsto em janeiro de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, nunca ultrapassando a data de conclusão do projeto. A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P..

15/01/2021 , Por COMPETE 2020