Bolsa de Investigação para Licenciado | AllNat

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “AllNat – Utilização de solventes eutécticos de origem natural na extração de compostos bioativos de resíduos de plantas” (POCI-01-0145-FEDER-030463), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 24 de novembro a 7 dezembro de 2020.

Requisitos de admissão: Estudantes inscritos no 5º ano do mestrado integrado ou no 2º ano de mestrado em Engenharia Química ou áreas afins. Experiência de investigação em extração de compostos bioativos de plantas, modelação termodinâmica, e/ou medição experimental de equilíbrio líquido-líquido.

Plano de trabalhosO trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito da atividade 7 do Projeto. O principal objetivo é o fracionamento de extratos de plantas (J. regia e A. vera) por cromatografia de partição centrífuga (CPC), utilizando solventes bifásicos constituídos por água e solventes orgânicos, potencializando a aplicação das diversas frações nas indústrias alimentar, farmacêutica ou química.

A tarefa mais importante e demorada no projeto de um processo de CPC é a seleção do sistema ótimo de solventes. Serão estudados sistemas bifásicos convencionais (por exemplo, HeMWat e Arizona) bem como solventes alternativos sustentáveis e de reduzida toxicidade. Numa primeira fase, serão realizados estudos de medição experimental de coeficientes de partição de compostos modelo representativos de várias famílias de compostos (flavonoides, ácidos fenólicos e antroquinonas) e de modelação termodinâmica (aplicação dos modelos de Abraham e NRTL-SAC). Depois da escolha do sistema bifásico, será efetuada o fracionamento dos extratos por CPC.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor/Doutor João A. P. Coutinho.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em janeiro de 2021, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

24/11/2020 , Por COMPETE 2020