Bolsa de Investigação para Licenciado | SHAZAM

A Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto SHAZAM: Sismicidade e Perigosidade da Margem Atlântica sub-Saariana, com a referência PTDC/CTA/GEO/31475/2017 - POCI-01-0145-FEDER-031475”, co-financiado pelo FEDER-COMPETE/POCI 2020 e OE.             

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2020.

Requisitos de admissão:  Licenciado em Engenharia Informática. Candidatos devem ter experiência e prática das linguagens de programação Python, Matlab e linguagens funcionais. Também será valorizado conhecimentos de programação paralela e distribuída, bons conhecimentos do sistema operativo Linux e conhecimentos de álgebra linear e técnicas de processamento de sinal.

Plano de trabalhos O plano de trabalho consiste em iniciar o desenvolvimento de bibliotecas Python compatíveis com o biblioteca Obspy para o processamento de séries temporais sísmicas. Esta etapa inclui analisar a estrutura da Obspy, estudar os desafios técnicos para a construção de novos módulos de processamento, testá-los e avaliá-los. Também é contemplado a implementação e desenvolvimentos de algoritmos para processamento de séries temporais. Isto envolve um estudo e análise do código existente, a fim de desenvolver código de alta qualidade para um volume industrial [grande] de conjuntos de dados sísmicos, possivelmente usando técnicas paralelas e de computação distribuída de alto desempenho.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior sob a orientação científica do Professor Doutor Paul Crocker.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Janeiro 2021.

27/11/2020 , Por COMPETE 2020