Bolsa de Investigação para Mestre | EnergySwitch

Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto EnergySwitch: Refrigerador Magnetocalorico baseado em interruptores térmicos de alta eficiência, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de outubro a 4 de novembro de 2020.

Requisitos de admissãoMestre na área de Química ou de Engenharia Química. Frequência de doutoramento na área de Química, Engenharia Química ou Nanotecnologia. Será dada preferência a candidatos com experiência prévia nas áreas de Química de Materiais, Nanotecnologia e Energia, nomeadamente na preparação de óxidos metálicos e de nanomateriais híbridos de carbono/óxidos metálicos, processos de funcionalização/dopagem de nanomateriais e em técnicas de caracterização, nomeadamente microscopia eletrónica de varrimento e de transmissão, difração de raios-X, dispersão dinâmica de luz, potencial zeta, espetroscopia de infravermelho, espetroscopia Raman, espetroscopia fotoeletrónica de raios-X, condutividade elétrica e propriedades magnéticas. Será valorizada a experiência prévia na fabricação de dispositivos para aplicações na área da energia.

Plano de trabalhosO plano de trabalhos compreende a preparação de nanopartículas magnéticas de óxidos metálicos e ferrites de metais de transição com composições químicas diferentes e a preparação de nanomateriais híbridos de carbono/nanopartículas magnéticas. Inclui igualmente a caracterização dos materiais preparados por várias técnicas, nomeadamente microscopia eletrónica, difração de raios-X, dispersão dinâmica de luz, potencial zeta, espetroscopia de infravermelho, espetroscopia Raman e espetroscopia fotoeletrónica de raios-X. Por último, será efetuada a avaliação das propriedades elétricas, térmicas e magnéticas dos nanomateriais preparados.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado REQUIMTE/LAQV, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, renovável por iguais períodos, com a duração máxima da bolsa de 13,5 meses e não podendo ultrapassar a data final do projeto (25/07/2021), com início previsto para novembro de 2020.

22/10/2020 , Por COMPETE 2020