Bolsa de Investigação para Mestre | MC-pool: modular concrete pool

Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra-Instituto Politécnico de Coimbra abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto MC-pool: modular concrete pool, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura10 dias úteis, entre 9 e 22 de outubro 2020.

Requisitos de admissãoGrau de mestre na área científica de Engenharia Civil. O candidato deverá estar inscrito em doutoramento, visando a consolidação da sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico; ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. - Ser autor ou co-autor de, pelo menos, um artigo científico, publicado em congresso ou revista, nacional ou internacional, na área do betão estrutural. Requisitos de preferência: - Experiência em ensaios laboratoriais de caracterização das propriedades da matriz ligante e dos betões, no estado fresco, no estado endurecido e em termos de durabilidade, e em ensaios sobre a ligação/interface entre betões; - Conhecimentos sólidos na formulação de betões de elevada durabilidade, betões leves com pouca dosagem de cimento; - Capacidade de análise e sentido crítico; - Capacidade de trabalhar em equipa, autonomia e espírito de iniciativa; - Domínio da língua inglesa oral e escrita; - Experiência em projetos de I&DT ou formação adicional relevante ao projeto serão consideradas mais-valias.

Plano de trabalhostarefas de apoio técnico-científico e execução de trabalho experimental na área da Engenharia Civil, Materiais e Mecânica das Estruturas. A atividade do bolseiro estará focada essencialmente no desenvolvimento e análise de materiais cimentícios avançados e na produção de um protótipo, nomeadamente: formulação de betões com uma dosagem reduzida de cimento, com agregados leves e com fibras metálicas; caracterização de betões no estado fresco e endurecido; caracterização de betões em termos de durabilidade; estudo da ligação/interface entre betões; instrumentação e monitorização do protótipo; análise dos resultados dos ensaios realizados; colaboração na compilação e na organização de toda a informação relevante recolhida durante a execução do projeto; participação em ações de divulgação do projeto.

Local de TrabalhoDepartamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra-Instituto Politécnico de Coimbra, essencialmente nos Laboratórios de Materiais de Construção e de Estruturas.

Duração da bolsa3 meses e 10 dias, com início previsto a 26 de novembro de 2020.

09/10/2020 , Por COMPETE 2020