Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Eletrónica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto Sensible Car: Automated Driving, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período de candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 21 de julho a 4 de agosto de 2020.

Requisitos de admissão: os candidatos deverão possuir, à data de candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Eletrónica, em Telecomunicações ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Mestrado/Mestrado Integrado (na área ou área afim à solicitada em edital);

- Mestres inscritos em cursos não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Será dada prioridade a candidatos com conhecimentos consolidados em antenas e radiofrequência.

Plano de trabalhos: A localização de veículos autónomos necessita da utilização combinada de diversas tecnologias para geolocalização precisa. A utilização dos sistemas GNSS implica a colocação de base-sations no veículo de forma a garantir o bom funcionamento do sistema.

O plano de trabalhos insere-se no Sub-Projeto de ID&T 3 - “Sensor Automotive Precise Positioning – APP” na linha “Future High Performance GNSS”, no perfil “Msc Electrotecnia/Eletrónica/Telecomunicações” (perfil 14), nas atividades/tarefas associadas ao período concernente ao decurso efetivo da bolsa de investigação, e consiste em:

1 – Implementar modelo 3D de veículos com antenas integradas para sistemas GNSS,

2 – Desenvolver uma metodologia aplicada a ferramentas FEM/FDTD 3D que permitam otimizar a localização da antena no veículo,

3 – Propor, efetuar e acompanhar testes experimentais para validar a metodologia do ponto 2,

4 – Testar essa metodologia com base em resultados medidos,

5 – Elaboração dos relatórios de resultados produzidos. 

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é a adequada para a concretização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese doutoral.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Centro de Microssistemas Electromecânicos da Universidade do Minho – Campus Gualtar.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 15 de setembro de 2020. O contrato de bolsa será eventualmente renovável, no caso de estudantes de mestrado até dois anos, no caso de mestres inscritos em doutoramento até quatro anos e no caso de mestres inscritos num curso não conferente a grau académico até um ano. Em nenhuma situação as bolsas poderão ultrapassar o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.

21/07/2020 , Por COMPETE 2020