Bolsa de Investigação para Mestre | SmartOs

A  Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Biomechanics, no âmbito do projeto SmartOs: Smart, Stand-alone Active Orthotic System, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 7 a 28 de novembro 2022.

Requisitos de admissão: Candidatos com grau de mestre inscritos num programa de doutoramento, ou inscritos num curso que não concede grau académico integrado no projeto educativo da instituição, na área científica a que o concurso é aberto ou áreas afins.

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau académico será verificada na data da contratação da bolsa;

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição num curso que confere ou não confere grau académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano ou sua duração (início e termo);

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de matrícula.

Perfil dos candidatos:

- Os candidatos devem possuir, à data da candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Biomédica, ou áreas afins. É exigido para a contratualização, comprovativo das habilitações académicas concluídas no prazo de candidatura, incluindo as resultantes de processos de reconhecimento de graus académicos;

- Candidatos inscritos em cursos que não confere grau académico: não podem beneficiar desta bolsa os candidatos que, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo renovações, ultrapassem um período cumulativo de dois anos seguidos ou interpolados, neste tipo de bolsa;

- Requisitos Preferenciais: Área de especialização em biomecânica. Experiência relevante em Biomateriais, Reabilitação e Biomecânica; experiência no processamento e interpretação de dados biomecânicos do movimento humano; demonstração clara de habilidades técnico-científicas em ferramentas de análise biomecânica da marcha; demonstração clara de habilidades técnico-científicas no domínio de ferramentas para projeto mecânico.

Plano de trabalhosEste plano de trabalho tem como principal objetivo a coleta de dados e a análise e interpretação biomecânica do movimento humano em diferentes tarefas de locomoção.

O plano de trabalho consistirá em: (i) na recolha de dados biomecânicos para avaliar o desempenho motor humano em diferentes ambientes e em diferentes tarefas de caminhada (sentar, sentar e levantar, rampas); (ii) na interpretação e análise biomecânica (ADM, torque, impedância e centro de pressão) utilizando ferramentas computacionais e ferramentas estatísticas; iii) avaliar o desempenho motor em diferentes tarefas de locomoção; (iv) na especificação de referências para suporte ao controle; v) no apoio à validação das estratégias de controle. Estes objectivos enquadram-se no âmbito das Actividades 5 e 7. Por fim, o bolseiro deverá elaborar um artigo científico, contribuindo para os resultados da Actividade 8, bem como um relatório com os resultados obtidos e documentação técnica.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado no Centro de Sistemas Microelectromecânicos (CMEMS-UMinho) da Universidade do Minho, localizado no Campus de Azurém, Guimarães, sob a orientação científica da Professora Cristina Manuela Peixoto.

Duração da bolsaA bolsa terá duração de 5 meses, com início provisório em janeiro de 2023. A bolsa, poderá ser renovada até o tempo máximo de duração do projeto ou conforme previsão legal para este tipo de bolsa.

 

07/11/2022 , Por COMPETE 2020