Bolsa de Investigação para Mestre | Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras”, cofinanciado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período de candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 9 a 22 de setembro 2020.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:

- Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, ou similar, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação,

e

- Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, em Engenharia Informática, ou similar.

Plano de trabalhosEsta bolsa tem como objetivo desenhar, desenvolver e validar um módulo de detecção de modo de transporte usando somente dados de GPS obtidos através de mobile crowdsensing. A detecção de modo de transporte, offline ou online, é crítica para permitir separar as viagens e segmentos de viagem realizados em diferentes modos de transporte em estudos de mobilidade. Pretende-se neste trabalho explorar o uso de várias variáveis extraíveis somente a partir de trajectórias obtidas por GPS e de diferentes técnicas de machine learning e deep learning para obter um classificador multi-classe robusto na presença de datasets com grandes desequilíbrios entre classes.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em outubro de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

09/09/2020 , Por COMPETE 2020