6 Bolsas de Investigação para Licenciado | Safe Cities

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de 6 (seis) Bolsas de Investigação para Licenciado em Ciência da Computação ou área similar, no âmbito do projeto Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 30 de maio a 13 de junho 2022.

Requisitos de admissão

Requisito nº 1:

- Possuir licenciatura em Ciência da Computação ou área similar.

e

Requisito nº 2:

Estar matriculado num Mestrado na área de Ciência da Computação ou similar, com comprovação no ato da contratação.

ou

- Estar matriculado em curso que não confere grau académico no âmbito do projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, mediante comprovativo no ato da contratação.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso que não confira o grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentada até a contratação da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive cursando curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Nota: No caso de licenciados que se encontrem matriculados em cursos que não conferem grau académico, a bolsa de investigação só pode ser atribuída a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa de investigação em causa, incluindo eventuais renovações, um período de dois anos neste tipo de bolsa, consecutiva ou interpolada.

Plano de trabalhosDesenvolvimento de modelos e algoritmos de aprendizado de máquina no contexto de dados heterogêneos e de grande escala. Será dada preferência a candidatos com experiência na implementação de algoritmos de aprendizado de máquina em contextos de dados heterogêneos e de larga escala para plataformas multicore, GPU e nuvem, desenvolvimento de serviços de aprendizado de máquina e APIs. Recomenda-se alguma experiência em programação Python e uso de notebooks jupyter. O trabalho será idealmente enquadrado numa dissertação de mestrado.

Essas tarefas podem ser ajustadas de acordo com a exequibilidade do projeto. Todas as modificações que suponham imputação a outras tarefas carecem de aprovação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Local de Trabalho e Orientação CientíficaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação da Professora Inês Dutra.

Duração da bolsaEsta bolsa terá a duração de 3 meses, com início em julho de 2022 em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

30/05/2022 , Por COMPETE 2020