Bolsa de Investigação para Licenciado | Safe Cities

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Informática ou áreas afins, no âmbito do projeto Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 17 de agosto de 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa os candidatos que preencham cumulativamente os dois requisitos seguintes:

1 - Ser aluno matriculado em mestrado ou mestrado integrado ou em programa de mestrado integrado que já tenha concluído os 180 créditos correspondentes aos seis primeiros semestres curriculares na área de Engenharia Informática, requisito a comprovação no momento da assinatura do contrato.

ou

- Titular de um grau académico inscrito em curso de licenciatura não académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D, requisito a comprovar no momento da celebração do contrato.

Nota: No caso de titulares de licenciaturas que se encontrem matriculados em cursos de licenciatura não académicos, a bolsa só pode ser atribuída a quem não exceda, com este contrato de bolsa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de dois anos naquela tipologia de a bolsa, seguida ou interpolada.

E

2 - Possuir licenciatura em Engenharia Informática ou áreas afins.

Caso a Licenciatura tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, deve cumprir o disposto no Decreto-Lei n. 66/2018, de 16 de agosto, devendo as formalidades aí estabelecidas ser cumpridas até ao momento da assinatura do contrato.

Plano de trabalhosO trabalho enquadra-se no projeto Safe Cities, com o objetivo de desenvolver aplicações inteligentes de apoio ao projeto de sistemas de prevenção e proteção contra incêndios. Em particular, o bolseiro contribuirá para as seguintes tarefas:

- Estudo preliminar de viabilidade tecnológica na área de sistemas de recomendação para planejamento de equipamentos contra incêndio; - Planeamento e desenvolvimento de soluções; - Implementação de um protótipo experimental.

Local de Trabalho e Orientação CientíficaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a orientação científica do Professor Doutor Daniel Augusto Gama de Castro Silva.

Duração da bolsaDuração até 31/12/2022, com data prevista de início em setembro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável mas nunca superior à duração do projeto.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determina o artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

Se os procedimentos de recrutamento não permitirem a duração mínima de 3 meses consecutivos da bolsa, nos termos do n.º 3 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. , a bolsa não será concedida.

03/08/2022 , Por COMPETE 2020