Bolsa de Investigação para Mestre | i4REV

O Centro de Física da Universidade do Minho abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "i4REV: Desenvolvimento de Revestimentos Nanoestruturados para Funcionalização de Superfícies de Peças Automóveis", cofinanciado pelo FEDER  através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto até 9 de dezembro de 2021.

Requisitos de admissãoPerfil dos candidatos:

a) Mestre em Física, Engenharia Física ou Engenharia de Materiais, ou áreas afins, com conhecimentos em processamento e caracterização de filmes finos;

b) Na data da respetiva contratação, os candidatos deverão apresentar comprovativo de inscrição em um dos seguintes cursos:

1. Doutorado na área ou área relacionada àquela solicitada neste edital, podendo a bolsa ser renovada até o término do projeto;

2. Em curso que não confirme grau académico, integrado em projecto pedagógico de instituição de ensino superior, na área ou área relativa à solicitada no edital, podendo neste caso ser prorrogado até atingir o período total de 1 ano.

c) fatores preferidos: boa capacidade de análise e de comunicação.

Plano de trabalhosVoltado para a indústria automotiva, o projeto i4REV pretende desenvolver novos revestimentos nanoestruturados que possam fornecer funcionalidade avançada para peças poliméricas e de vidro.

Objetivos principais: Estudo e desenvolvimento de uma estrutura multicamadas para o desenvolvimento de revestimentos anti-reflexos e anti-riscos sobre substratos poliméricos e de vidro.

Estudo e caracterização das propriedades morfológicas, físico-químicas, ópticas e mecânicas dos filmes funcionais e nanoestruturados desenvolvidos e qual o seu efeito nas propriedades de superfície desejadas.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho, em Azurém, sob a orientação científica do Professor Luís Manuel Fernandes Rebouta.

Duração da bolsaA bolsa terá uma duração de 6 meses, com início provisório em Janeiro de 2022. A bolsa poderá eventualmente ser renovada até ao limite máximo permitido pelo projecto e / ou legislação aplicável.

22/11/2021 , Por COMPETE 2020