Bolsa de Investigação para Doutorado | K2D

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Ciências Ambientais e afins, no âmbito do projeto K2D: Knowledge and Data from the Deep to Space, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 8 a 27 de junho 2022.

Requisitos de admissão: A bolsa de investigação de pós-doutoramento destina-se a doutorandos na área das Ciências do Ambiente e afins, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:

-Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura à bolsa;

-Ter realizado o trabalho de investigação que conduziu à atribuição do grau de doutor numa entidade diferente da unidade de acolhimento (Faculdade de Ciências da Universidade do Minho)**;

- Não exceder, com a celebração do contrato em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de três anos neste tipo de bolsa, consecutivos ou interpolados.

Serão excluídos os candidatos que não preencherem cumulativamente os requisitos acima descritos.

Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019).

Plano de trabalhosAplicação de métodos baseados em teledeteção relevantes para a observação e gestão de sistemas marinhos. Isto inclui satélites e dados de teledeteção do Copernicus Marine Environment Monitoring Service (CMEMS) para fornecer informações de referência regulares e sistemáticas sobre o estado físico, variabilidade e dinâmica dos ecossistemas marinhos em estudo. Integração de indicadores de teledeteção com registros de dados in situ. Análise espaço-temporal de dados de séries temporais. Relatórios e publicação dos resultados resultantes em artigos científicos.

Local de trabalho e orientação científicaO plano de trabalho será realizado no CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da Universidade do Minho, localizado na cidade de Braga, sob a orientação científica da Professora Maria Cláudia Gonçalves da Cunha Pascoal.

Duração da bolsaA bolsa de investigação terá duração de 11 meses, com início provisório em julho de 2022. A bolsa poderá ser eventualmente renovada até o final do projeto.

08/06/2022 , Por COMPETE 2020