Bolsa de Investigação para Mestre | cLabel+

A Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Ciências ou Engenharias Alimentar, Estudos de consumidor, Biotecnologia ou áreas afin, no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 15 de julho a 23 de agosto 2022.

Requisitos de admissão: Os(as) candidatos(as) à bolsa de Investigação deverão possuir mestrado na área de Ciências ou Engenharias Alimentar, Estudos de consumidor, Biotecnologia ou áreas afins. Os(as) candidatos(as) à bolsa de Investigação, deverão ainda estar inscritos ou comprometerem-se a se inscrever num curso não conferente de grau académico que promova a consolidação da sua formação científica. É condição essencial que os candidatos tenham um bom domínio da língua inglesa. São factores preferenciais o conhecimento e experiencia prévia nas áreas da análise sensorial e estudos de consumidor, no desenvolvimento, caracterização e validação dos produtos alimentares - atributos químicos, físicos (textura) e sensoriais e na área estatística de dados.

É dada aos candidatos a possibilidade de, em fase de candidatura, submeterem apenas uma declaração de compromisso de inscrição num curso não conferente de grau académico nos termos referidos. Caso o(a) candidato(a) venha a ser selecionado, a não entrega do documento de inscrição efetiva no curso nos 10 dias uteis seguintes à data de comunicação da seleção, será tida como desistência do(a) candidato(a) à bolsa de investigação para a qual foi selecionado(a).

Plano de trabalhosA atividade a desenvolver pelo(a) bolseiro(a) enquadra-se num projeto de investigação que tem como objetivo principal desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar. É definido como objetivo específico a caracterização e a validação sensorial das formulações otimizadas.

O(a) Bolseiro(a) de investigação participará nas tarefas experimentais do projeto, recolha e análise de dados de investigação, e escrita de artigos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia, sob a orientação científica das Prof. Ana Gomes, Manuela Pintado e Paula Teixeira.

Duração da bolsaA bolsa com início previsto em 15-09-2022 terá a duração de 8 meses em regime de exclusividade.

15/07/2022 , Por COMPETE 2020