Bolsa de Investigação para Mestre | cLabel+

Universidade Católica Portuguesa - Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Ciência e Tecnologia de Alimentos ou área similar, no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 11 a 25 de novembro 2022.

Requisitos de admissão: Os candidatos à bolsa de investigação devem possuir o grau de Mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar ou área afim. Os candidatos à Bolsa de Investigação devem ainda estar inscritos ou comprometer-se a inscrever-se num curso que não confere grau académico, que promova a consolidação da sua formação científica.

É imprescindível que os candidatos tenham bom domínio da língua inglesa e experiência em pesquisa em ingredientes naturais: caracterização química e biológica, produtos cárneos, molhos e/ou produtos de confeitaria: formulação e caracterização microbiológica, físico-química, nutricional e de textura de novos alimentos. Experiência em projetos de pesquisa na área do projeto serão considerados fatores preferenciais.

Plano de trabalhosA atividade a desenvolver pelo bolseiro insere-se num projeto de investigação que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos que sejam percebidos pelos consumidores como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com utilização limitada de um grande número de aditivos, e que permitam, por suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, para proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar. O objetivo específico é desenvolver formulações otimizadas para a redução de conservantes sintéticos, teor de sal e estabilização da cor em diferentes matrizes alimentares, nomeadamente molhos, produtos cárneos e produtos de confeitaria.

O investigador bolseiro participará das tarefas experimentais do projeto, coleta e análise dos dados da pesquisa e redação dos artigos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa - Escola de Biotecnologia, sob a orientação científica da Profa. Ana Gomes, Profa. Manuela Pintado e Profa. Paula Teixeira.

Duração da bolsaA bolsa terá início em 1º de janeiro de 2022 e terá duração de 5 meses em regime de exclusividade.

11/11/2022 , Por COMPETE 2020