Bolsa de Investigação para Mestre | cLabel+

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Química, Química Alimentar, Biotecnologia, Bioquímica ou áreas afins, no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 1 a 19 de agosto 2022.

Requisitos de admissão: Candidatos(as) Mestres preferencialmente com média final de licenciatura igual ou superior a 14 (catorze) valores e preferencialmente com média final de mestrado igual ou superior a 16 (dezasseis) valores ou média de mestrado integrado preferencialmente de 15 (quinze) valores, inscritos(as) num programa doutoral nas áreas de Química, Química Alimentar, Biotecnologia, Bioquímica ou áreas afins ou inscritos(as) em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da Universidade de Aveiro e/ou desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de investigação. Será dada preferência a candidatos com experiência de trabalho na tecnologia de alta pressão hidrostática e em operacionalização de equipamentos de alta pressão, sendo também valorizados conhecimentos em técnicas de análise de alimentos.

Plano de trabalhosO plano de trabalho visa a valorização nutricional de produtos alimentares através dos seus macronutrientes para alcançar um posicionamento “clean label” de produtos finais a desenvolver. As proteínas exibem propriedades tecnológicas e funcionais que podem ser modificadas através de diferentes processos físicos como a tecnologia de alta pressão (HPP – high pressure processing) conferindo-lhes textura e propriedades (por exemplo, solubilidade e capacidade de retenção de água) diferenciadoras que influenciam as suas características reológicas e sensoriais. Assim, será objetivo a execução de tarefas relacionadas com a texturização por alta pressão hidrostática de produtos cárneos, nomeadamente fiambre, bacon e peito de peru (da empresa Primor), bem como será estudada a modulação por HPP da textura de proteínas vegetais que são utilizadas como análogos de carne. O plano de trabalho inclui ainda a divulgação científica e técnica relacionada com as tarefas desenvolvidas.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, na Unidade de Investigação LAQV-REQUIMTE, sob a coordenação científica do Doutor Jorge Saraiva.

Duração da bolsaA bolsa tem início previsto em 01 de outubro de 2022, tendo a duração de 8 (oito) meses, sem renovação (se por alguma razão a bolsa não puder ser iniciada em 01 outubro de 2022, terá apenas a duração de meses que decorram desde a data do seu início até final do Projeto pelo qual é financiada.

01/08/2022 , Por COMPETE 2020