Bolsa de Investigação para Mestre | cLabel+

A Universidade Católica Portuguesa - Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Ciência ou Engenharia de Alimentos ou em áreas diretamente relacionadas, no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 19 de setembro a 3 de outubro de 2022.

Requisitos de admissão: Os candidatos à bolsa de investigação devem possuir o grau de Mestre em Ciência ou Engenharia Alimentar ou em áreas diretamente relacionadas. Os candidatos à Bolsa de Investigação devem ainda estar inscritos ou comprometer-se a inscrever-se num curso que não confere grau académico, que promova a consolidação da sua formação científica. É fundamental que os candidatos tenham um bom domínio do inglês e do português. Os candidatos devem ter conhecimentos nas áreas de análise sensorial, desenvolvimento e caracterização de produtos alimentares. Experiência prévia em avaliação sensorial e estudos de consumidores, no desenvolvimento, caracterização e validação de produtos alimentícios - atributos químicos, físicos (textura) e sensoriais e na análise de dados estatísticos serão considerados fatores preferenciais.

Plano de trabalhosA atividade a desenvolver pelo bolseiro insere-se num projeto de investigação que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos que sejam percebidos pelos consumidores como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com utilização limitada de um grande número de aditivos, e que permitam, por suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionam a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar. O objetivo específico é caracterizar e validar sensorialmente as formulações otimizadas. O bolseiro participará das tarefas experimentais do projeto, coleta e análise dos dados da pesquisa e redação dos artigos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa - Escola de Biotecnologia, sob a orientação científica da Profa. Ana Gomes, Profa. Manuela Pintado e Profa. Paula Teixeira.

Duração da bolsaA bolsa está prevista para começar em 1 de novembro de 2022 e terá duração de 7 meses em regime de exclusividade.

 

 

19/09/2022 , Por COMPETE 2020