Bolsa de Investigação para Doutorado/Mestre | BETTER PLASTICS

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado/Mestre em  Engenharia, Energia, Sustentabilidade ou áreas afins, no âmbito do projeto Better Plastics - Plastics in a Circular Economy, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 20 de setembro a 3 de outubro de 2022.

Requisitos de admissão:  Doutoramento ou mestrado em Engenharia, Energia, Sustentabilidade ou áreas afins. Conhecimentos em Avaliação de Ciclo de Vida, ecodesign, ou áreas relacionadas, preferencialmente demonstrada pela (co-) autoria de artigos científicos publicados em revistas indexadas no WoS (Web of Science).

Será dada preferência a candidatos com grau de doutor e só serão contratados candidatos com grau de mestre caso não se candidatem doutores, ou, no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuem conhecimentos que se refere.

Se detentor do grau de mestre, o/a destinatário/a da bolsa deverá ser aluno de doutoramento em Programa de Doutoramento em Engenharia, Energia, Sustentabilidade ou áreas afins, numa instituição do ensino superior em Portugal, ou num curso não conferente de grau.

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa. Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.  

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Se detentor do grau de doutor, o/a destinatário/a da bolsa deverá verificar, cumulativamente, os requisitos previstos no n.º 3 do artigo 7.º do RBIFCT:

a) O grau de doutor obtido nos 3 anos anteriores à data da submissão da candidatura;

b) Investigação seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foi obtido grau;

c) As atividades de investigação não exijam experiência pós-doutoral;

d) As atividades de investigação tenham um prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;

e) O bolseiro não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados. 

Para aferição da alínea e) importa a titularidade desta tipologia de bolsa atribuída ao abrigo do Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro, e de BPD atribuída no período regulamentar anterior, financiada direta ou indiretamente pela FCT.

Plano de trabalhosA presente bolsa tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos de investigação no âmbito do projeto.

Pretende-se recrutar um bolseiro para:

- Colaborar na realização de estudos de Avaliação de Ciclo de Vida e ecodesign.

- Participar nas reuniões com as empresas e parceiros envolvidos no projeto, assim como na recolha de dados.

- Colaborar na preparação de publicações científicas e relatórios do projeto. 

Local de trabalho e Orientação científicaDepartamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professor Fausto Miguel Cereja Seixas Freire e Doutora Carla Abreu Rodrigues.

Duração da bolsa: Seis (6) meses.  A bolsa pode ser renovada por períodos adicionais até à duração máxima do projeto ou à duração da bolsa para a qual o candidato foi selecionado.

 

20/09/2022 , Por COMPETE 2020