Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica, Informática ou áreas afins

A Universidade de Aveiro abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "AUGMANITY: Augmented Humanity", cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 9 de julho a 7 de agosto de 2021.

Requisitos de admissão: Detentor de grau de Mestre em Engenharia na área científica do edital ou área afim, e inscritos, ou em processo de inscrição, em Programa Doutoral na Universidade de Aveiro numa área afim ao da área científica do Edital ou em curso não conferente de grau académico da Universidade de Aveiro.

Plano de trabalhos: O bolseiro estará integrado numa equipa de investigadores e docentes da UA que trabalha em conjunto no projeto Augmanity, Atividade 24 - Development of 3D data visualization technologies, tarefas T24.1, T24.2, T24.3 e T24.4 e Atividade 25 - Integration, prototyping and validation, tarefa T25.4. Deste modo, pretende-se que o bolseiro apoie a equipa de investigação associada a este projeto, providenciando assistência aos investigadores, incluindo a escrita de relatórios, artigos científicos, levantamento de dados experimentais, processamento de dados e outras atividades similares.

Para além destas atividades a realizar em colaboração, o bolseiro deverá ter uma linha de investigação na qual é o principal responsável. Assim, propõem-se as seguintes tarefas para a bolsa (plano de seis meses): 1. Estudo e familiarização com sistemas de representação de informação tridimensional (nuvens de pontos, malhas trianguladas, texturização, etc), bem como de equipamentos capazes de fazer a digitalização 3D (1 mês); 2. Estudo de técnicas de representação da informação 3D no âmbito da framework ROS e RVIZ, em particular com a exploração da biblioteca Mesh Tools ( http://wiki.ros.org/mesh_tools) (1 mês); 3. Estudo de técnicas de localização 6DOF por comparação de dados sensoriais com mapas previamente recolhidos (3 meses); 4. Escrita e submissão de artigo(s) científico(s) (1 mês).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, e no IEETA, sob a orientação científica do Professor Doutor Miguel Armando Riem de Oliveira e do Professor Doutor Paulo Miguel de Jesus Dias.

Duração da bolsaA bolsa terá à duração de 6 (seis) meses, com início previsto em setembro de 2021, podendo ser renovável até ao limite 12 meses.

09/07/2021 , Por COMPETE 2020