Bolsa de Investigação para Licenciado | AUGMANITY

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Comunicação Multimédia, Tecnologias de Comunicação e Web, Sistemas de Informação, Engenharia Informática, Engenharia Informática e Telemática, ou equivalente, no âmbito do projeto AUGMANITY: Augmented Humanity, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 19 de agosto de 2022.

Requisitos de admissão: Licenciado em Comunicação Multimédia, Comunicação e Tecnologias Web, Sistemas de Informação, Engenharia Informática, Engenharia Informática e Telemática, ou equivalente, matriculado (ou habilitado para inscrição) num grau de mestrado ou em cursos que não conferem grau académico integrado no projeto educativo da Universidade de Aveiro. O candidato deverá possuir curriculum vitae com formação específica em temas relacionados com o plano de trabalho do projeto, conforme definido abaixo. O candidato deve ter conhecimento em programação front-end: HTML, CSS, JavaScript, bem como em REACT (para fazer a conexão com .net core), Bootstrap ou similar.

Plano de trabalhosO bolsista trabalhará em "PPS 5 - RH 4.0: Ferramentas para trabalhadores melhores e mais saudáveis em ambientes i4.0" e desenvolverá uma ferramenta de apoio à gestão de recursos humanos nas atividades (A27), (A30) e (A31). Ele/Ela também cooperará com a bolsa de outros bolsistas e pesquisadores.

Assim, o trabalho a desenvolver enquadra-se nas tarefas “A27.T5 – Refinamento da solução desenvolvida” e nas tarefas “A30.T2 – Implementação dos componentes para interação com o utilizador final”, “A30.T3 – Validação e Testes” , "A30.T4 - Refinamento da solução e Documentação" bem como nas tarefas "A31.T2 - Teste e Validação de plataforma integrada em contexto real - Projeto Piloto" e "A31.T3 - Refinamento da solução global", mais especificamente, e com foco no desenvolvimento front-end, destacam-se as seguintes subtarefas:

1. Conceptualizar, considerando elementos 3D em dispositivos de imagem 2D, uma estratégia de gamificação tendo em conta a conceptualização existente da plataforma tecnológica.

2. Programar o front-end das soluções projetadas.

3. Colaborar na programação dos aspectos gráficos relativos aos módulos da ferramenta digital.

4. Elaboração da documentação do sistema.

Além disso, o bolsista deverá realizar trabalhos de redação para publicações acadêmicas e comunicações em inglês, bem como participar da divulgação dos resultados do projeto em conferências nacionais e internacionais. Escrever relatórios específicos do projeto será outra atividade a ser adicionada ao plano.

Local de Trabalho e Orientação CientíficaOs trabalhos serão realizados no Instituto de Engenharia Electrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), sob a orientação científica de Leonor da Conceição Teixeira (DEGEIT/IEETA) e João Lourenço Marques (DCSPT/GOVCOPP).

Duração da bolsaA duração da bolsa é de 6 meses, com início previsto para outubro de 2022, podendo ser renovada até ao limite máximo de financiamento aprovado. Em nenhuma circunstância poderá ultrapassar os limites definidos nos n. 5º e 6º do artigo 9º, do Regulamento nº. 292/2020, de 28 de fevereiro, publicado em Diário da República, n. 61, Série II, de 26 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro).

01/08/2022 , Por COMPETE 2020