2 Bolsas de Investigação para Licenciado | FERROVIA 4.0

O Instituto Superior de Engenharia do Porto abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação para Licenciado em Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Gestão e Industrial ou similar, no âmbito do projeto FERROVIA 4.0, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissãoRequisitos mínimos: Licenciatura em Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia de Gestão e Industrial ou similar, elevado nível de competências de programação computacional, experiência e motivação para desenvolvimento de aplicações informáticas, proficiência escrita e falada em Inglês. Trabalho relevante anterior e experiência em pesquisa científica em aplicações computacionais com foco em métodos de Inteligência Artificial.

Perfil preferencial: Experiência anterior no desenvolvimento de modelos de manutenção preditiva, utilizando técnicas de machine learning, nomeadamente modelos de deteção e previsão de anomalias.

Plano de trabalhosOs candidatos devem ser motivados e experientes em métodos computacionais para o uso de Inteligência Artificial.

O plano de trabalho envolve as seguintes tarefas:

- Design e design de mecanismos de análise de dados e extração de conhecimento para apoiar a manutenção preditiva em sistemas ferroviários;

- Desenvolvimento e construção de um protótipo para análise dos modos de falha dos sistemas a serem monitorados;

- Desenvolvimento e construção do protótipo dos subsistemas de monitorização das condições do Material Rodante;

- Desenvolvimento e construção do protótipo de condição de infraestrutura;

- Promoção e divulgação de resultados, apoio na redação de artigos científicos e obtenção de resultados científicos;

- Participação e preparação de reuniões internas e com outros parceiros nacionais;

- Atividades relacionadas à comunicação.

Local de trabalho e Orientação científicaOs candidatos a serem selecionados serão supervisionados cientificamente pelo prof. Goreti Marreiros .

O local de trabalho é no Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento Avançado na seguinte morada: Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431. 4200-072 Porto – Portugal.

Duração da bolsaDuração de 3 meses, eventualmente renovável de acordo com a legislação aplicável, a execução do projeto e respetivo orçamento, com início previsto para fevereiro de 2023.

20/01/2023 , Por COMPETE 2020