Bolsa de Investigação para Mestre | BIOma

O Instituto Politécnico de Bragança abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto BIOMA - Soluções Integradas de Bioeconomia para a Mobilização da Cadeia Agroalimentar, cofinanciado FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de novembro a 4 de dezembro de 2020.

Requisitos de admissãoO(a) candidato(a) deverá estar inscrito(a) num curso de Doutoramento nas áreas Tecnologia Alimentar, Saúde e Farmácia, ou áreas afins. - O(a) candidato(a) deverá possuir o grau de Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar, Engenharia Biotecnológica, Farmácia e Química de Produtos Naturais, ou área afim. - A afinidade com ou o interesse para o projeto da área do Doutoramento do(a) candidato(a) é fator preferencial. - Adequação da formação e experiência do candidato aos objetivos do trabalho a desenvolver; - Experiência em técnicas de extração, elucidação estrutural e em ensaios de avaliação de bioatividades e mecanismos de ação; -Será ainda valorizado o domínio da língua inglesa (escrita e comunicação oral).

Plano de trabalhosO projeto tem como objetivo reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar (CVAA) em patamares mais competitivos e sustentáveis, promovendo estratégias e um ecossistema que potenciem de uma forma inovadora a adoção de soluções integradas de Bioeconomia. As atividades do(a) bolseiro(a) incluirão: 1) Desenvolver conservantes naturais como soluções de suporte a extensão do prazo e validade dos alimentos; 2) Seleção, otimização de extração e avaliação da capacidade conservante dos ingredientes naturais; 3) Validação da capacidade conservante dos ingredientes naturais na qualidade dos produtos finais.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido em CIMO – Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração inicial de 12 meses, com início previsto em 01/01/2021 (com possibilidade de renovação até um máximo de 30 meses).

20/11/2020 , Por COMPETE 2020