Bolsa de Investigação para Mestre | REV@CONSTRUCTION

O Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Engenharia Civil, Engenharia Estrutural, Engenharia de Construção, Arquitetura ou áreas afins, no âmbito do projeto REV@CONSTRUCTION: Digital Construction Revolution, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 14  a 28 de setembro 2022.

Requisitos de admissão:

Requisitos obrigatórios: Para se candidatar, os candidatos devem possuir:

- Mestrado na área de Engenharia Civil, Engenharia de Estruturas, Engenharia de Construção, Arquitetura ou áreas afins.

- Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (2019).

No ato da respectiva contratação, os candidatos devem comprovar que estão matriculados em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento na área de Engenharia Civil ou áreas afins; - Num Curso que não confere grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, na área ou área relacionada com a solicitada no concurso (ex.: estudos pós-graduados, estudos avançados, formação especializada).

Fatores preferenciais:

- Experiência anterior em BIM e programação; - Domínio da língua portuguesa; - Proficiência na língua Inglesa.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa está aberta. A obrigatoriedade de inscrição num doutoramento ou num Curso que não confere grau académico será verificada na data da contratação da bolsa.

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição num doutoramento ou num Curso que não confere grau académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano ou sua duração (início e prazo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Plano de trabalhosA investigação vai apoiar a equipa da Universidade do Minho no projeto REV@CONSTRUCTION, nomeadamente no contexto da Tarefa 5.2, pertencente à Atividade 5 "idBIM4.0 - National BIM object library", da PPS1 - DIGI4Construction, que visa desenvolver uma biblioteca nacional de objetos BIM padronizados. Assim, as atividades a serem realizadas incidirão no trabalho de pesquisa para apoiar o desenvolvimento de uma Biblioteca Nacional de Objetos BIM, com foco na criação de Product Data Templates (PDTs), definição de usos BIM prioritários, definição de níveis de informação necessários e desenvolvimento de matrizes integradas que relacionam as propriedades dos PDTs a cada nível de informação e usos BIM definidos.

Local de trabalho e Orientação científicaOs trabalhos serão realizados no ISISE - Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas - do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Doutor Miguel Ângelo Dias Azenha.

Duração da bolsaA bolsa de investigação terá a duração de 8 meses, com início provisório em novembro de 2022.

A bolsa poderá ser renovada em caso de prorrogação do projeto, até ao limite da legislação aplicável, caso seja necessária a conclusão do curso/curso académico ou a realização de atividades essenciais à conclusão do projeto.

 

 

14/09/2022 , Por COMPETE 2020