Bolsa de Investigação para Doutorado | NanoID

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Física, Química, Engenharia de Projetos, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Engenharia Biomédica ou Biológica ou áreas afins, no âmbito do projeto NanoID: Nanomateriais aplicados na reabilitação muscular de Idosos com recurso à Inteligência Artificial, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 17 a 31 de janeiro 2023.

Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a doutorados nas áreas de Física, Química, Engenharia de Projetos, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Engenharia Biomédica ou Biológica ou áreas afins, que atendam cumulativamente aos seguintes requisitos:

- Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de apresentação do pedido de bolsa;

- Ter realizado o trabalho de investigação conducente à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da unidade de acolhimento (nome);

- Não ultrapasse, com a celebração do contrato em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de três anos neste tipo de bolsa, consecutivos ou interpolados.

Serão excluídos os candidatos que não cumpram cumulativamente os requisitos descritos.

Plano de trabalhosO bolseiro deverá realizar trabalhos na área das baterias Li-ion. Em particular, o processo de implementação da bateria será otimizado por meio de métodos de impressão. Os diferentes materiais e módulos a integrar serão dimensionados de forma a obter baterias com características específicas consoante os requisitos da aplicação. Finalmente, estratégias de encapsulamento e integração serão desenvolvidas em diferentes substratos, incluindo têxteis. As diferentes baterias desenvolvidas serão validadas em protótipos funcionais.

Local de trabalhoO plano de trabalho será realizado no Centro de Física da Universidade do Minho, localizado em Braga, sob a orientação científica do Professor Senentxu Lanceros-Mendez e do Doutor Carlos M. Costa.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 5 meses, com início provisório em fevereiro de 2023.

17/01/2023 , Por COMPETE 2020