Bolsa de Investigação para Mestre | H2CURE

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres em  Ciências Biomédicas, Médicas, Veterinárias, Biológicas, Farmacêuticas e áreas afins, no âmbito do projeto  H2Cure - Desenvolvimento de formulações de Géis e pensos de Mel, Goma Gelana e Ácido Hialurónico para tratamento de feridas, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 13 a 27 de janeiro de 2023.

Requisitos de admissão: Para se candidatarem à bolsa de investigação, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos, para os quais devem ser apresentados documentos comprovativos:

1 - Mestrado ou Mestrado Integrado em Ciências Biomédicas, Médicas, Veterinárias, Biológicas, Farmacêuticas e áreas afins*;

2 - Enrollment in a Doctoral Program in Biomedical, Medical, Veterinary, Biological, Pharmaceutical Sciences and related areas or be enrolled in a non-academic degree course integrated in the educational project of a higher education institution, developed in association or cooperation with one or several R&D units, a requirement to be proven until the act of hiring.

*Caso a qualificação tenha sido conferida por uma instituição de ensino superior estrangeira deve ser reconhecida por uma instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do artigo 25.º do Decreto-Lei n. 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico do reconhecimento dos graus e diplomas do ensino superior conferidos por instituições de ensino superior estrangeiras e a alínea e) do n. 2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº. 60/2018, de 3 de agosto, devendo as formalidades aí previstas ser cumpridas até à data do ato de contratação.

Requisitos preferenciais:

1 - Serão valorizados candidatos com experiência anterior na área da Medicina Regenerativa, Terapias Celulares, Análises Clínicas. Especificamente, o candidato deve ter conhecimento e experiência prévios em: Cultura de células, particularmente de células-tronco mesenquimais;

2 - Terapias Celulares, nomeadamente com utilização de Células Estaminais Mesenquimais e Terapias Combinadas com Biomateriais;

3 - Ensaios in vitro, nomeadamente ensaios de caracterização de culturas celulares, ensaios de diferenciação celular, ensaios de biologia molecular e ensaios de citocompatibilidade;

4 - Ensaios in vivo, nomeadamente ensaios de biocompatibilidade (com base na norma ISO 10993-6:2016); intervenções cirúrgicas, métodos terapêuticos e de avaliação funcional, pelo menos em modelos animais de roedores e ovinos;

5 - Técnicas de bioestatística e análise de dados e resultados;

6 - Técnicas de anatomia patológica, histologia, imunocitoquímica e biologia molecular.

7 - Fluência em inglês escrito e oral; fluência em outros idiomas será valorizada;

8 - Conhecimento do conceito "One Health" e suas aplicações;

9 - Experiência anterior de trabalho em equipas multidisciplinares constituídas por investigadores com diferentes formações científicas e níveis de experiência;

10 - Conforto para trabalhar e intervir em contextos multinacionais;

11 - Experiência na participação em projetos de investigação, nomeadamente na área da Medicina Regenerativa e Terapias Celulares.

Plano de trabalhosEste projeto visa desenvolver formulações e pensos à base de mel e ácido hialurónico, produtos popularmente conhecidos e utilizados em Portugal, para a prevenção e tratamento de feridas crónicas em todas as suas fases. Às propriedades terapêuticas do mel isolado serão adicionados outros compostos, como o ácido hialurónico, contribuindo para uma cicatrização de feridas mais rápida e eficaz, dando origem a formulações diferenciadoras no mercado de dispositivos médicos, com desempenho superior aos existentes e com um custo global inferior custo unitário. As principais tarefas a serem realizadas no âmbito da bolsa serão:

1 - Desenvolvimento de validações in vitro das formulações desenvolvidas;

2 - Desenvolvimento de validações in vivo das formulações desenvolvidas utilizando modelos animais apropriados;

3 - Caberá ainda aos candidatos a análise estatística dos dados e resultados, bem como a redação médica e técnica dos resultados.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será realizado no Laboratório de Terapias Celulares Veterinárias do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) e no Centro Clínico e de Investigação de Vairão, sob orientação científica da Professora Doutora Ana Colette Pereira de Castro Osório Maurício.

Duração da bolsaA bolsa terá uma duração previsível de 4 meses, eventualmente renovável por períodos iguais ou diferentes mediante a existência de dotação orçamental e prorrogação do prazo do projeto, em regime de exclusividade.

13/01/2023 , Por COMPETE 2020