Bolsa de Investigação para Doutorado | BIOSTARV

O Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Biociências, no âmbito do projeto BIOSTARV - Desenvolvimento de biopesticida para controlo de praga(s) de culturas mediterrânica, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 30 de maio a 13 de junho de 2022.

Requisitos de admissão: O bolseiro deve cumprir cumulativamente os requisitos previstos no n.º 3 do artigo 7.º da RBIFCT:

a) O grau de doutor obtido nos 3 anos anteriores à data de apresentação da candidatura;

b) A investigação seja realizada em organização de acolhimento diferente daquela em que foi obtido o grau;

c) As atividades de pesquisa não requerem experiência pós-doutoral;

d) As atividades de pesquisa tenham prazo de desenvolvimento e execução igual ou inferior a três anos;

e) O bolseiro não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo eventuais renovações, um período acumulado de três anos nesta modalidade de bolsa, consecutivos ou interpolados.

Para a apreciação da alínea e) importa que o(s) candidato(s) verifique(m) se já detiveram este tipo de bolsa ao abrigo do Regulamento n.º 950/2019, de 16 de dezembro, bem como no período regulamentar anterior, financiado direta ou indiretamente pela FCT.

Plano de trabalhosEsta bolsa visa desenvolver trabalho de investigação no âmbito do projeto POCI-01-0247-FEDER-047058, em curso na Universidade de Coimbra.

O objetivo principal é desenvolver pelo menos um biopesticida eficaz no controle de pelo menos uma praga com impacto significativo na agricultura na área do Mediterrâneo.

Pretende-se recrutar um bolseiro para colaborar na análise de risco para o compartimento solo e polinizadores, que envolverá a manutenção de culturas laboratoriais das várias espécies terrestres a utilizar (colêmbolos, minhocas, ácaros, abelhas e vespas), a realização de testes ecotoxicológicos de acordo com normas/protocolos padronizados internacionais, a elaboração da análise de risco para o(s) biopesticida(s) desenvolvido(s), bem como a colaboração na redação de artigos científicos com dados gerados no âmbito do projeto e relatórios de progresso ao financiador instituição.

Local de trabalho e orientação científicaCentro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra – Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra >sob a orientação científica do Doutor Tiago Manuel Ferreira Natal da Luz e do Professor Doutor José Paulo Filipe Afonso de Sousa.

Duração da bolsa11 (onze) meses, não renovável.

30/05/2022 , Por COMPETE 2020