Bolsa de Investigação para Licenciado | InjectID4.0

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Física, Engenharia, Eletrônica ou áreas afins no âmbito do Projeto InjectID4.0: Automatic insertion of RFID systems in the plastic injection process, cofinanciado pelo FEDER  através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: A candidatura está aberta até 6 de julho 2022.

Requisitos de admissão: - O candidato deve estar inscrito num mestrado, mestrado integrado ou doutoramento ou num curso que não confere grau académico, designadamente cursos de formação avançada ou cursos de pós-graduação, de acordo com o regime legal estabelecido nos n.ºs 3 a 6 do artigo 4º do Decreto-Lei nº. 74/2006, de 24 de março;

- O candidato deve possuir licenciatura

nas áreas de Física, Engenharia, Electrónica ou áreas afins;

- Será valorizada a experiência em métodos de elementos finitos.

Plano de trabalhosO principal objetivo da InjectID4.0 é desenvolver uma metodologia inovadora para inserção de etiquetas RFID em peças de injeção plástica, facilmente e eficazmente adaptável às máquinas de injeção plástica existentes, com impacto mínimo no ciclo de produção e custos associados. Mais especificamente, a metodologia desenvolvida visa injetar tags RFID na peça plástica através da criação de uma bolha de ar, com base na técnica Gas Assisted Injection Molding. O bolseiro será integrado na atividade 2 do projeto, que será responsável pelo desenvolvimento de um conjunto de estudos e simulações, utilizando técnicas baseadas em elementos finitos, para validação teórica da tecnologia de inserção de etiquetas RFID que se pretende desenvolver.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no 2Ai do Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Barcelos, sob a orientação científica do Professor Doutor Daniel Miranda.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para julho de 2022. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável por 3 meses, caso o candidato cumpra as condições, até ao limite máximo de tempo em que é garantido o financiamento do projeto, caso seja não denunciado, por escrito, com 60 dias de antecedência por qualquer das partes.

23/06/2022 , Por COMPETE 2020