Bolsa de Investigação para Mestre | THEIA

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Eletrotécnica, Informática, Visão por Computador, Ciência dos Dados ou similar, no âmbito do projeto  THEIA: Automated Perception, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a  26 de setembro de 2022.

Requisitos de admissão: Podem candidatar‐se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os dois seguintes requisitos:

Requisito 1:

‐ Ser estudante inscrito num curso de doutoramento na área de Engenharia Eletrotécnica, Informática ou similar, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação.

ou  

‐ estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação. 

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

e

Requisito 2:

‐  Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica, Informática, Visão por Computador, Ciência dos Dados ou similar.

Nota: Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto‐Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosLevamentamento do estado da arte sobre aprendizagem computacional aplicado à fusão de informação proveniente de sensores exteroceptivos, para a estimação de movimento. Desenvolvimento de uma arquitetura de fusão de informação que combine os resultados de diferentes formulações/métodos de segmentação, deteção e seguimento de objetos estáticos e dinâmicos. Experimentação e teste das soluções propostas em agentes reais e autónomos, disponíveis na Faculdade de Engenharia.

Perfil 267: Tarefas SP1.A1.T5; SP1.A3.T4; SP1.A4.T4; SP1.A5.T4; SP1.A6.T1

Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função da exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à AICEP.

Local de Trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Jaime dos Santos Cardoso.

Duração da bolsaA bolsa durará até 30/06/2023, com início previsto em setembro de 2022, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.   

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P .

 

13/09/2022 , Por COMPETE 2020