Bolsa de Investigação para Licenciado | THEIA

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no âmbito do projeto THEIA: Automated Perception Driving, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 22 de novembro a 6 de dezembro 2022.

Requisitos de admissão: Os candidatos deverão

- ser detentores de Licenciatura em Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

- estar inscritos em mestrado Ciência de Computadores, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ou equivalente) ou curso não conferente de grau.

Nas bolsas em que os seus beneficiários têm de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não pode ser exigido no aviso de abertura do concurso que, no momento da candidatura, o candidato tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização. Aos candidatos apenas pode ser exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever numa oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Nota: No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico, a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Será ainda dada preferência aos candidatos com experiência em: Experiência na implementação de sistemas distribuídos e seguros.  Aprovação em cadeiras ligadas a segurança informática será tida em conta.

Plano de trabalhosDefinição de Conceito e Requisitos e Vigilância Tecnológica para sistemas de Cloud Computing segura para suportar carros autónomos.

As tarefas associadas ao plano de trabalhos são as que constam do projeto com as referências:

Perfil 227:

6. SP5_A25_T2

Estas tarefas podem ser alvo de ajustamento em função de exequibilidade do projeto. Todas as alterações que impliquem a afetação a outras tarefas serão alvo de pedido de aprovação à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sob a orientação científica do Professor Doutor Rolando Martins.

Duração da bolsaA presente bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a janeiro de 2023, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto (30/06/2023).

22/11/2022 , Por COMPETE 2020