Bolsa de Investigação para Mestre | StarchFire

AUniversidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em  Engenharia Química e afins, no âmbito do projeto StarchFire: Desenvolvimento de retardante de chama através de fontes renováveis, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 16 a 29 de novembro 2022.

Requisitos de admissão: Mestres em Engenharia Química e afins inscritos em doutoramento ou em cursos não conferentes de grau de académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior. Conhecimentos em trabalho com polímeros. 

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.  

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.  

De acordo com o RBI no n.º5 do artigo 6.º apenas admite atribuições de BI a licenciados e mestres inscritos em ciclos de estudo não conferentes de grau académico que não tenham excedido dois anos a cumprir em diferentes contratos de bolsa.  

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Plano de trabalhosDesenvolvimento de formulações anti-chama de base amido. Caracterização de formulações.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica de  Jorge Fernando Jordão Coelho.

Duração da bolsa4,5 meses, não renovável.

16/11/2022 , Por COMPETE 2020