Bolsa de Investigação para Mestre | ProtechMask

O Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia de Materiais, no âmbito do projeto Protech Mask - Nova geração de máscaras ativas reutilizáveis para proteção contra agentes biológicos, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 27 de julho a 10 de agosto 2022.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir, à data da candidatura, o grau de mestre. A bolsa de investigação destina-se a atividades de I&D de alunos inscritos num programa de doutoramento em Engenharia de Materiais ou áreas afins, à data da sua contratação.

1. Requisitos obrigatórios: possuir o grau de Mestre em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica ou áreas afins;

2. Requisitos Preferenciais: Ter experiência comprovada no processamento químico e modificação de polímeros; ter experiência/formação em técnicas de caracterização de materiais como FTIR, DSC, TGA, SEM, dinamômetro, filtração de partículas, entre outras; ter conhecimento em análise biológica de agentes ativos do tipo antimicrobiano e citocompatibilidade; será dada preferência a investigadores com publicações científicas na área de materiais fibrosos e/ou sua caracterização; conhecimento em técnicas de eletrofiação e revestimento de facas e experiência nas análises biológicas mencionadas será um diferencial; o candidato também deve ser capaz de trabalhar de forma independente e em equipe e ser fluente em inglês;

3. O candidato não pode ter beneficiado de bolsa de investigação de grau não conferido por um período cumulativo de 2 anos seguidos ou interpolados;

4. Requisitos de Contratação: comprovativo de inscrição num curso de doutoramento ou curso de licenciatura não académica; comprovativo de habilitações académicas concluídas à data da candidatura (Mestrado), incluindo as resultantes de processos de reconhecimento de graus académicos.

Plano de trabalhosPretende-se que o bolseiro integre uma equipa de investigação em materiais e estruturas fibrosas para aplicação em equipamentos de proteção individual, como máscaras, de forma a garantir a capacidade de filtrar partículas contra agentes químicos e biológicos, mantendo níveis adequados de conforto para contacto com a pele.

O plano inclui o desenvolvimento de protótipos de estruturas fibrosas multicamada e multiescala, capazes de corresponder às finalidades de proteção acima mencionadas, com o objetivo de avaliá-las em condições reais de uso, ou seja, através de testes de filtração padronizados e/ou através de de uso em ambientes de risco químico e biológico por determinados usuários. Este estudo, juntamente com a caracterização preliminar dos protótipos desenvolvidos, permitirá tirar importantes conclusões que conduzem à otimização dos protótipos desenvolvidos. Paralelamente, também serão realizadas ações de divulgação do conhecimento, por meio da redação de publicações científicas.

Atividades/Tarefas:

- Desenvolvimento de protótipos;

- Pesquisa em condições reais de uso;

- Otimização;

- Disseminação do conhecimento.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil da Universidade do Minho, localizado no Campus de Azurém, Guimarães, sob a orientação científica do Doutor Raul Fangueiro.

Duração da bolsaA bolsa terá duração de 10 meses, com início previsto para setembro de 2022. A bolsa BI poderá eventualmente ser renovada, com limite ao final do projeto, com término previsto para 30/06/2023.

27/07/2022 , Por COMPETE 2020