Bolsa de Investigação para Mestre | i9rCB

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Química (ou formação bietápica equivalente) ou formação equivalentes em Química, Biotecnologia ou em áreas afins, no âmbito do projeto i9rCB: Processo contínuo inovador de produção de Negro de Fumo Recuperado Reforçante para uma economia circular, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 23 de novembro a 7 de dezembro 2022.

Requisitos de admissão: Candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo da Universidade de Aveiro e serem detentores de Mestrado Integrado em Engenharia Química (ou formação bietápica equivalente) ou formação equivalentes em Química, Biotecnologia ou em áreas afins, com média final de 12 valores ou superior. 

A prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização, podendo o candidato juntar declaração de compromisso de honra em como cumpre os requisitos para inscrição em curso não conferente de grau académico.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, com indicação da média final convertida para a escala de classificações portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação. 

Plano de trabalhosEstudos de recuperação química de plásticos, recorrendo a solventes convencionais e fluidos supercríticos. Desenvolver formulações de misturas poliméricas e respetiva caracterização.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Professores Carlos Manuel Silva, Ana Margarida Madeira Viegas de Barros Timmons, e Maria Inês Purcell de Portugal Branco.

Duração da bolsaA bolsa, com início previsto em Janeiro de 2023, terá duração até ao limite máximo do financiamento aprovado, não podendo em caso algum ultrapassar os limites definidos nos n.ºs 5 e 6 do artigo 9.º do Regulamento n.º 292/2020, de 28 de fevereiro, publicado em Diário da República, n.º 61, 2.ª Série, de 26 de março (Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro). 

 

23/11/2022 , Por COMPETE 2020