Bolsa de Investigação para Licenciado | POWER

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para detentor do grau de Licenciado em Engenharia Elétrica e de Computação, Engenharia Informática ou similar, no âmbito do projeto POWER - Empowering a Digital Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 5 a 19 de junho de 2023.

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, ou similar, matriculados em curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, ou similar, ou em curso não conferente de grau académico adequado ao plano de trabalho da bolsa. Os “Cursos não conferentes de grau académico” devem estar relacionados com o tipo de atividade da bolsa de investigação.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou num curso não conferente de grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentado até a contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido o cumprimento dos requisitos de inscrição na oferta formativa. Havendo candidatos já matriculados (inclusive frequentando curso), concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Plano de trabalhosEste trabalho contempla as atividades de investigação e especificação necessárias para o desenho de uma solução e processos capazes de conferir características preservadoras de privacidade e altos graus de utilidade de dados a uma Plataforma de Data Analytics no contexto do projeto POWER.

Revisão do estado da arte de:

- Plataformas de Data Analytics utilizadas pelos Operadores de Telecomunicações.

- Regulamentos de privacidade de dados e requisitos técnicos associados para troca de informações pessoalmente identificáveis (PII).

- Revisão e avaliação de Privacy Enhancing Technologiese (PETs) capazes de oferecer suporte a trocas de dados que preservam a privacidade.

- Definição de um pipeline de dados capaz de suportar processamento de dados SQL e anonimização.

Local de trabalhoDepartamento de Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Orientação científicaProfessor Edmundo Heitor da Silva Monteiro e Doutor Paulo Miguel Guimarães da Silva.

Duração da bolsaSeis (6) meses.

05/06/2023 , Por COMPETE 2020